16 de março de 2016

1 bilhão de horas dirigindo por dia

Fonte: Meio&Mensagem - Carolina Baracat - Data: 15/03/2016

É mais tempo do que a população passa acessando a Internet


Essa é a conta: (1 bilhão de veículos) x (60 minutos em média por dia uma pessoa passa dirigindo) = 1 bilhão de horas que as pessoas desperdiçam durante suas rotinas para se locomoverem de um ponto para o outro.

É mais tempo do que a população passa acessando a Internet. Nesse caso a conta é: (1.8 bilhão de usuário de Internet) x (20 minutos online por dia) = 933 milhões de horas acessando a Internet por dia.

Ha 20 anos atrás, se alguém nos contasse o impacto da Internet nas nossas vidas não acreditaríamos. Para os especialistas que participaram do painel How self driving cars will remake cities details o impacto dos carros autônomos em 20 anos será similar. Vamos nos perguntar: é verdade que as pessoas passavam todo esse tempo dirigindo?

Para Seval Oz, CEO da empresa Continetal Intelligent Transportation System deveríamos tratar esse cenário como uma epidemia. Pesquisando um pouco, encontramos números bem assustadores: são mais de 1,25 milhão de pessoas que morrem por ano vítimas de acidentes de trânsito, estima a OMS (Organização Mundial de Saúde).

Os especialistas do painel também somam como impactos negativos do trânsito: a poluição, a configuração das cidades que são projetadas para carros e estacionamentos e o custo de ficar parado no transito. O tempo perdido pelos brasileiros no deslocamento para o trabalho nas regiões metropolitanas devido às más condições de mobilidade urbana gera um custo adicional de R$ 62,1 bilhões por ano à economia, cerca de oito vezes o que o País investe anualmente na área, mostra um estudo liderado pelo economista Armando Castelar, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV). Esse custo estima o tempo em que as pessoas poderiam estar produzindo caso não estivessem presas ao trânsito.

Na visão dos especialistas a tecnologia para mudar esse cenário já esta disponível através de carros autônomos ou semi autônomos. Carros inteligentes que estarão conectados com diversas fontes de informação para garantir mais qualidade de vida nas cidades.

A pergunta não é mais se os carros autônomos serão uma realidade, a questão agora é de tempo e segundo Oz será mais rápido do que os especialistas estão prevendo.

Carolina Baracat é diretora de marketing do Spotify na América Latina

 Seguro de portateis
Clique no banner para fazer o seguro de seu note, celular, camera fotográfica etc...

Nenhum comentário:

Postar um comentário