7 de fevereiro de 2013

Apple perde iPhone para Gradient

Fonte: Meio&Mensagem - Data: 06/02/2012 - Por:  JANAINA LANGSDORFF


Inpi recusa pedido de registro da Apple, que agora pode recorrer à Justiça ou tentar negociar um acordo com a empresa brasileira.

 Gradiente lançou o seu iPhone apenas um mês antes do prazo final determinado pelo Inpi para o uso da marca
+
Gradiente lançou o seu iPhone apenas um mês antes do prazo final determinado pelo Inpi para o uso da marcaCrédito: Divulgação


O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) garantiu à Gradiente a exclusividade de uso do nome iPhone no Brasil, desbancando a gigante Apple, que vinha utilizando esta mesma nomenclatura para os seus smartphones desde 2007. A Gradiente já havia solicitado o registro da marca em 2000. A autorização do Inpi veio em 2008, mas a companhia de Eugênio Staub, que vem de uma sequência de tentativas para recuperar o seu prestígio no mercado, só resolveu lançar o seu iphone em dezembro de 2012, apenas um mês antes do prazo final determinado pelo Inpi para o uso da marca.

Registrado em 2006, o pedido da Apple só ganhou o veredicto final agora. A decisão do Inpi de negar o direito de uso do nome iPhone à empresa fundada pelo lendário Steve Jobs, morto em 2011, estava prevista para ser publicada na "Revista da Propriedade Intelectual", nesta terça-feira 5, mas, devido a problemas técnicos, só deve ser oficializada na próxima semana. “A Gradiente fez uso do seu direito. Mas a Apple ainda pode recorrer por meio de uma ação judicial junto ao próprio Inpi”, esclarece Sílvia Rodrigues, coordenadora geral de marcas do órgão. Para tentar reverter a situação, a Apple tem ainda a alternativa de negociar um acordo com a Gradiente, mesma estratégia já utilizada no México e nos Estados Unidos, também envolvendo o iPhone, e na China, com o iPad. Procuradas, tanto a Gradiente como a Apple não se manifestaram.

Assista, a seguir, ao vídeo que marcou o lançamento do iphone da Gradiente, em dezembro de 2012:

+
Vídeo conta a relação da Gradiente com a marca iphoneCrédito: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário