29 de maio de 2012

Carta verde para viagem de carro ao Mercosul



O volume de brasileiros que desbravam os países do Mercosul é crescente. Somente para a Argentina, são um milhão de turistas, cerca de 20% do total de visitantes que o país vizinho recebe anualmente. No Uruguai, o turismo feito por brasileiros representa 7% do Produto Interno Bruto (PIB). Para chegar nesses e em outros destinos do bloco, muitos viajantes optam por se deslocar de carro. Além dos documentos pessoais, todos os veículos que ingressam nas nações do Mercosul precisam portar a carta verde, cobertura securitária obrigatória para danos a terceiros gerados no país visitado. Com a demanda pelo documento cada vez maior por turistas brasileiros, as seguradoras estão incrementando a oferta da carta verde.

A SulAmérica Seguros atua com dois planos de carta verde, contratados separadamente de outras apólices. O Plano A oferece os valores mínimos de cobertura (entre US$ 20 mil US$ 200 mil) e o Plano B, que chegam aos limites máximos de cobertura (entre US$ 40 mil e US$ 400 mil). 

Como funciona a Carta Verde

Regulamentada pela resolução Mercosul 120, de 15 de dezembro de 1994, a carta verde é o instrumento legal que turistas de países de bloco possuem para cobrir danos a terceiros não transportados no veículo segurado. Obrigatório, o seguro tem o objetivo de assegurar a resolução de acidentes que envolvam danos materiais e pessoais, morte, invalidez permanente e despesas médico-hospitalares de passageiros do carro atingido no país visitado.

O documento estabelece a cobertura de danos pessoais no mínimo de US$ 40 mil, podendo chegar ao limite de US$ 200 mil. No caso dos danos materiais, essa margem vai de US$ 20 mil a US$ 40 mil. Esses valores podem ser estendidos pela seguradora, caso seja uma demanda do cliente, mas sempre respeitando o limite máximo de US$ 400 mil para danos pessoais e US$ 80 mil para danos materiais, estabelecidos em acordo do Mercosul. Além disso, a Carta Verde garante ao segurado o pagamento de honorários de advogados e custas judiciais de até 50% da indenização paga, conforme informações da Federação Nacional de Seguros Gerais.

A cobertura é exclusiva para ocorrências no país de destino dos segurados, dentro do Mercosul. No caso de sinistro, todos os trâmites relativos à assistência dos envolvidos em acidentes são efetuados no país onde aconteceu o acidente, com o apoio de seguradoras conveniadas dos países, em moeda local.

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28 de maio de 2012

A Maioria dos carros circulam sem seguro no pais


Quanto mais antigo, mais caro se torna o seguro.

Somente 28,3%dos 48 milhões de veículos que circulam no pais possuem seguro. 59% dos veículos deste percentual são novos, mas 37% já possuem até três anos de uso. Apenas 13,5 milhões de veículos que possuem seguro tem mais de seis anos de existência.
O custo elevado do seguro opcional se deve ao custo alto das peças de reparação de sinistros, que de acordo com Código de defesa ao Consumidor (Art. 21), as peças devem ser novas e originais. O preço do seguro tende a encarecer na medida em que o tempo passa e as peças começam a ficar fora do alcance do consumidor.
Ituran - Rastreador com Seguro
Na maioria das vezes o seguro varia entre 5% e 20% do valor do automóvel. Pensando em situações em que o consumidor gostaria de ter uma proteção para o seu patrimônio contra roubos e furtos, a Ituran conta com o produto Ituran com Seguro, onde caso venha acontecer uma eventualidade onde o carro não seja recuperado, uma seguradora parceira pagará 100% do valor do veículo de acordo com a tabela FIPE.


23 de maio de 2012

Tokio Marine traz para o Brasil o musical The Blues Brothers


Seguradora patrocina espetáculo que será realizado de 23 a 26 de maio, em São Paulo

 
A Tokio Marine Seguradora está trazendo para o Brasil o espetáculo “The All-New Original Tribute To The Blues Brothers”, que terá apresentações de 23 a 26 de maio, na Via Funchal, em São Paulo. Depois do grande sucesso nos palcos dos Estados Unidos, Japão, Inglaterra, Austrália e Nova Zelândia, é a vez dos brasileiros conferirem a premiada adaptação do filme “Os Irmãos Cara de Pau” (1980).
 
“Estamos orgulhosos de proporcionar ao público um espetáculo reconhecido internacionalmente e que garantirá uma noite incrível de clássicos da Soul Music e do Blues dos anos 60”, afirma o presidente da Tokio Marine, Akira Harashima,
 
Com investimento por meio da Lei Rouanet, a Companhia é a única patrocinadora do show. A fim de fomentar e difundir a importância do desenvolvimento cultural e também promover o bem-estar entre seus colaboradores, a Tokio Marine promoveu um concurso interno que teve como premiação ingressos para o espetáculo.  A companhia também presenteou os Corretores, seus principais parceiros de negócios, com convites, reforçando o relacionamento. 
 
Para a divulgação do musical, foram veiculados spots nas rádios Alpha FM e Eldorado FM, além de anúncios na Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário de São Paulo e Veja SP.
 
Agenda:
 
The All-New Original Tribute To The Blues Brothers
Data: 23 a 26 de maio
Horário: 22h
Local: Via Funchal
Endereço: Rua Funchal, 65, Vila Olímpia.
Mais informações: http://www.viafunchal.com.br/hotsite/blues_brothers
 
Sobre “The Blues Brothers”
 
O espetáculo, vencedor do prêmio britânico Bafta na categoria Best New Musical, começou sua vitoriosa trajetória de forma humilde, em 1991, em um bar em Brighton, na Inglaterra. Porém, seis meses depois já era encenado no badalado West End, em Londres. Previsto inicialmente para ficar em cartaz por apenas um mês, o espetáculo se manteve na cidade por 46 semanas e foi visto por mais de 150 mil pessoas, devido ao impressionante sucesso obtido.
 
Posteriormente o show também foi levado para os Estados Unidos, Japão, Austrália, Nova Zelândia e Europa, sempre com as casas de espetáculos lotadas e muito bem avaliado pela crítica. The All-New Original Tribute to The Blues Brothers é baseado no filme “Os irmãos Cara de Pau” (The Blues Brothers-1980). 
 
Até o exigente público da cidade norte-americana de Chicago , berço da Soul Music, se rendeu aos encantos da apresentação. A nova versão da premiada produção britânica, na estrada desde 2010, traz todos os momentos marcantes do show original, acrescida de novas danças, coreografias contagiantes, novo figurinos e um set list impecável.
 
A direção musical e a produção do show ficam por conta do cantor e músico britânico Brad Henshaw, que no espetáculo incorpora o personagem Jake Blues, enquanto Elwood Blues é vivido pelo cantor australiano Daniel Fletcher. Os atores contam com o talento de três cantoras e uma banda com direito a metais e toda a instrumentação típica da Black Music dos anos 60. 
 
O repertório do Show traz versões vibrantes de clássicos, como Soul Man, Land Of Thousand Dances, Everybody Needs Somebody To Love, Sweet Home Chicago, Think, Respect e Gimme some Lovin´, entre outros. O show tem aproximadamente duas horas.
 
Sobre a Tokio Marine
 
A Tokio Marine Seguradora S.A. e a Tokio Marine Brasil Seguradora são subsidiárias da Tokio Marine Holdings, o maior e mais antigo conglomerado securitário japonês. Fundada em 1879, possui operações em 39 países e tem sua matriz mundial localizada em Tóquio, no Japão. No Brasil desde 1959, a Tokio Marine oferece diversas modalidades de seguros, como Residencial, Condomínios, Empresarial, Automóveis e Equipamentos, além de seguros de Vida e para a área de Construção Civil. Com sede em São Paulo e 52 Sucursais em todo o País, a operação brasileira da Tokio Marine representa, atualmente, a maior do grupo nos países emergentes.

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22 de maio de 2012

Não só bagagem, passagens e roteiros compõem os preparativos para uma viagem

O turista não pode esquecer de cuidar da saúde para curtir as férias. Prevenções como seguro de viagem, planos de saúde que oferecem coberturas internacionais e até mesmo o cuidado em solo nacional podem evitar dor de cabeça e gastos. 

Seguro de viagem 

Os serviços assistenciais, servem para que o turista possa ter mais tranquilidade em relação à saúde e também financeira em sua viagem. O seguro cobre exames, tratamentos e cirurgias, que podem ser muito caros em outros países. A assistência é capaz de cobrir desde uma dor de cabeça, uma dor de dente, um pé quebrado e até um problema mais sério. O seguro é valido em todos os lugares do mundo. Porém, como o plano assistencial é temporário para a viagem, exclui a cobertura em casos como pré-existência de doenças ou exames de rotina. 

Riscos na viagem

Apesar das prevenções, imprevistos podem acontecer. Juliana Santos, por exemplo, viajou recentemente para a Argentina. O objetivo da viagem era conhecer as belezas de Bariloche, mas, infelizmente, o roteiro não saiu como planejado. A estudante de direito desembarcou na Argentina com os olhos inchados e com secreções, sem enxergar nada. “Tive que ir ao pronto socorro e o médico disse que talvez fosse reação das minhas lentes de contato com o spray que é passado no avião para matar bactérias”, conta. 

Problemas assim são muito mais comuns do que se pensa. Apesar de todo o cuidado que as companhias aéreas são obrigadas a ter, pegar doenças infecciosas em voos acontece com muita frequencia. Apesar de haver circulação de ar, há perigo principalmente nas mãos e mucosas dos passageiros que sentam ao lado. Álcool em gel e outras medidas podem servir como prevenção. Mas, o número de pessoas que desembarcam já gripadas ou com algum tipo de infecção é muito grande.

Além do incômodo de perder parte da viagem, Juliana ainda teve que esperar cinco dias, com dor, até que o colírio receitado chegasse a cidade onde estava. “Pelo menos eu tinha seguro e, apesar de ter ficado com medo de ser algo sério ou de a assistência não cobrir, deu tudo certo. O problema é que perdi muito da viagem. O que vi, vi. O que não vi, vai ter que ficar para a próxima vez”, diz. 

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16 de maio de 2012

Rastreado de fábrica

Fonte: Diario do Gde ABC 

O automóvel é um dos principais bens de consumo visados pelos bandidos. Isso não é novidade para ninguém, certo? Basta ver os números de furto e roubo no primeiro trimestre do ano para se ter uma noção. Em São Bernardo, por exemplo, 789 unidades foram alvo dos criminosos. Já em Santo André, os números são ainda mais expressivos, com 876 carros furtados ou roubados, fazendo com que a cidade seja a líder do ranking no Grande ABC, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado. Para tentar driblar a ação dos bandidos, muitos consumidores apelam para bloqueadores e rastreadores de veículos. A novidade é que estes dispositivos deverão sair de fábrica na compra de veículos zero-quilômetro ainda neste ano, segundo a Resolução 245 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Ao consumidor, fica o direito de escolher se ativa o componente, passando a pagar a assinatura do serviço de rastreamento. Apesar de visar a segurança dos motoristas, a medida gera polêmica. O diretor executivo da Gristec (Associação das Empresas de Gerenciamento e Tecnologia de Rastreamento e Monitoramento), Wanderley Sigali, vê a resolução de maneira positiva. Para ele, haverá benefícios a todos os envolvidos, desde as fabricantes de bloqueadores - que devem ter maior demanda e produção - até seguradoras, que poderão vender mais apólices devido ao menor número de furtos e roubos. A opinião é partilhada pelo gerente técnico da Ituran, Fábio Nonis. Para ele, essa é uma "oportunidade única para desmistificar os serviços de localização e monitoramento, mostrando à sociedade os seus benefícios." Já o diretor de marketing e tecnologia da Car System, Elcio Vincentim, é mais cauteloso: "Existem fatores que devem ser melhor discutidos, como a padronização da instalação dos equipamentos nos veículos, o que facilita a ação dos ladrões." Outro ponto a ser debatido é o grande número de fornecedores necessários para que a solução possa ser viabilizada (montadoras, fabricantes do dispositivo antifurto, empresas de monitoramento e telefonia móvel). "Isso pode dificultar o entendimento do usuário no momento da prestação do serviço ou assistência técnica", diz. A medida agradou ao consultor de vendas Kauê Mendes, 22 anos, uma vez que o consumidor não será obrigado a assinar serviços de rastreamento. Ele acredita ainda que montadoras e seguradoras vão fazer preços mais atrativos diante da concorrência que deve ser intensificada. IMPASSE A Resolução 245 passaria a valer em setembro, mas há rumores de que seja adiada. De acordo com o diretor da Gristec, Wanderley Sigali, as empresas de monitoramento e rastreamento pediram mais dois meses para execução de testes. Pelo mesmo motivo, as montadoras pediram mais quatro meses para a medida passar a valer. Ela vem sendo adiada desde abril de 2009. Quem deve decidir a validade da resolução é o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), que foi contatado mas não deu esclarecimentos sobre o assunto. Seguro mais barato? A medida do Contran tende a ser benéfica para as empresas seguradoras caso parta do sguinte princípio: quanto menor o índice de crimes contra carros com sistema anti-furto, menor o valor a ser pagos em apólices. Segundo o gerente técnico da Ituran, Fabio Nonis, "é comum haver clientes procurando por serviços da empresa como uma alternativa aos seguros ou para obtenção de descontos nas apólices." O diretor de proteção e monitoramento da Porto Seguro, José Luiz Ferreira, prefere ir com mais calma. "Não há como dizer se as apólices serão barateadas, é preciso se analisar a realidade do momento. Pode acontecer dos novos carros serem mais visados pelos bandidos porque eles saberão onde os bloqueadores estarão localizados." Para tirar a prova real, cotamos o preço de três seguradoras com perfil médio de consumidor: homem, 33 anos de idade, casado, sem filhos e morador do Centro de São Bernardo. O valor de uma delas ficou 23% mais em conta em um carro com rastreador. As demais empresas não deram desconto por não considerar necessário o uso do aparelho no bairro referido. (Veja mais detalhes na tabela abaixo). Medida tem contradições Mesmo no papel desde 2006, a resolução do Contran que determina a implementação de sistema anti-furto em veículos zero-quilômetro de fábrica, ainda traz pontos contraditórios. Um deles é o fato de que os aparelhos bloqueadores não podem ser alterados ou retirados, mesmo se não forem utilizados pelo motorista. A questão é: se o dispositivo for alvo de ataques de bandidos, como o condutor vai provar que não foi ele quem tentou alterar o objeto? De acordo com o diretor da Gristec, Wanderley Sigali, a resposta é simples. Basta fazer boletim de ocorrência e apresentá-lo à concessionária, onde o reparo será feito. Para a professora Márcia Belmont, terá mais uma dor de cabeça, já que ela não usaria os serviços do aparelho. "Eu gostaria se outros serviços fossem feitos de fábrica, como freio ABS ou faróis de neblina", complementa. A ideia é partilhada pelo consultor automotivo Francisco Satkunas. Ele entende que o custo de produção sobre o aparelho vai ser repassado para o consumidor. "De início, as montadoras devem dar incentivos para o consumo, como isenções de mensalidades, mas depois o custo vão cair sobre suas costas." O consultor defende que o Brasil poderia usar o exemplo dos Estados Unidos, onde os aparelhos possuem tecnologias úteis ao usuário, como sistema de navegação e quilometragem percorrida, por exemplo. Satkunas acredita ainda que o sistema de rastreamento pode servir como maneira de controle pelo governo. Em um cenário em que se estuda a implementação de rodízio urbano, há formas de saber quando (aonde) o carro está rodando. Há também a possibilidade de se calcular a velocidade média do veículo, podendo assim saber se o motorista respeita a velocidade máxima regulamentada nas vias.


14 de maio de 2012

Dados da CNseg divulga carros preferidos pelos ladrões


Dados da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg) mostram que os carros populares são os "preferidos" dos ladrões no Brasil. O Volkswagen Gol segue na frente em vendas e também como o modelo mais roubado no primeiro trimestre de 2012, com 10.705 unidades robadas. O Fiat Uno segue em segundo na mesma lista. Logo em seguinda, vem o Palio, o Chevrolet Corsa e o Celta. O que chama atenção na lista dos mais roubados é a presença do Fusca e Monza, modelos que não são mais fabricados há muito tempo.


7 de maio de 2012

Muda regra para conseguir habilitação de arrais amador

Fonte WebVenture - Por Pedro Sibahi - Data 19/03/2012

Capitania vai exigir 4 horas de aula prática de condução de jet-ski A partir de 2 julho de 2012, as Capitanias dos Portos do Brasil vão exigir um certificado de aulas práticas de quem deseja tirar o arrais amador, a carteira de habilitação para conduzir embarcações em águas abrigadas. O novo requisito também valerá para a emissão da motonauta, a carteira obrigatória para os pilotos de jet-ski. Até então, apenas uma prova escrita era realizada em ambas as categorias; leia "saiba como conseguir a habilitação de arrais amador”, com outras informações ainda válidas. As mudanças vêm depois dos recentes acidentes envolvendo banhistas e jet-skis, que fizeram vítimas fatais nos últimos meses. “A nova regulamentação se deve à necessidade de constante incremento nas regras atinentes à segurança da navegação, a fim de reduzir ao máximo os acidentes”, diz comunicado do Comando do 8º Distrito Naval, que abrange os portos de São Paulo. Quem já tem o arrais amador pode continuar utilizando a carteira até a data de sua renovação, quando então será pedido o certificado. Para a categoria arrais amador haverá a exigência de 10 horas de aula prática e para a motonauta, 4 horas. A declaração comprovando as aulas pode ser emitida por qualquer marina, entidade esportiva náutica, associação, clube ou escola náutica cadastrados na Marinha do Brasil – veja modelo no site www.mar.mil.br/cpsp/. Outras regras para a emissão da habilitação não foram alteradas (leia “pré-requisitos e conteúdo da prova escrita”). As capitanias ainda aplicarão provas em abril e junho sem a exigência do certificado, mas as inscrições estão praticamente esgotadas por causa da mudança. Regras ainda mais duras. Desde 2004 tramita um projeto de lei federal (3223/04) que propõe a aplicação, pelas capitanias, de provas prática e física, além da teórica, para todas as categorias amadoras de condutores náuticos. Atualmente, o PL se encontra no Senado, com o nome de PLC 94/2011. A matéria está em discussão na Comissão de Serviços de Infraestrutura, cujo relator é o Senador José Pimentel. Em fevereiro de 2012, o texto foi retirado de pauta para reexame e, de acordo com a assessoria do senador, este deve se reunir com a Marinha para discutir o tema, mas não há previsão de data.

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4 de maio de 2012

Porto Seguro e Ingresso Rápido oferecem ingressos com desconto


Fonte: RAF Comunicação- Data: 03.05.2012 


Para fazer a compra, basta que o cliente tenha em mãos seu CPF e o Cartão de Cliente Porto Seguro. “A parceria agrega comodidade a um benefício já oferecido aos clientes, que agora podem planejar seus momentos de lazer utilizando a praticidade da internet”, explica Tanyze Marconato, gerente de Marketing da Porto Seguro.

A Companhia oferece desconto na compra de ingressos para os mais variados espetáculos, em diversas cidades do País. O benefício é válido para o cliente e um acompanhante. A relação completa de peças teatrais e shows cujos ingressos podem ser adquiridos por meio da nova parceria está disponível no próprio portal Ingresso Rápido, no banner da Porto Seguro.

Os descontos são válidos para os clientes com Cartão Porto Seguro (Acidentes Pessoais Plus, Auto, Auto Jovem, Auto Mulher, Bares e Restaurantes, Empresa, Financiamento, Hotéis e Pousadas, Moto, Multirisco, Odontológico, Previdência Individual e Infantil, Rastreador, Residência e Residencial Simplificado, Saúde, Vida – Individual, Mais Mulher, Mais Simples – e Visa). Clientes Porto Seguro Consórcio (Imóvel e Automóvel) têm desconto mediante apresentação de comprovante de pagamento. O cartão Porto Seguro Visa é aceito para desconto, porém as condições de pagamento variam de acordo com a casa de show/teatro. Desconto não cumulativo com outras promoções. Sujeito à lotação.

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