14 de novembro de 2011

Planeje sua viagem de fim de ano agora

Para não ter dores de cabeça nem sofrer com imprevisto, organize-se já e aproveite os feriados
Porto de Galinhas, em Pernambuco, é um dos destinos mais procurados no Brasil nos feriados de final do ano / Foto: Rafael Medeiros/Exclusiva!BRPorto de Galinhas, em Pernambuco, é um dos destinos mais procurados no Brasil nos feriados de final do anoFoto: Rafael Medeiros/Exclusiva!BR

Época de Natal e Ano Novo é aquela correria que todo mundo conhece: na iminência de uns dias de folga, todo mundo sai correndo atrás de uma opção de viagem sem se dar conta de que esse é o tipo de coisa que tem muitos detalhes a serem acertados e, por isso, deve ser organizado com o máximo de antecedência possível.Mas como nem sempre dá para ter essa antecedência, o Portal da Band traz uma lista para quem ainda tem esperanças de viajar, curtir e não entrar numa roubada.


Uma das primeiras coisas a serem feitas é escolher o destino com base na viabilidade, ou seja, se o lugar demanda uma viagem de ao menos 5 dias, por exemplo, para ser aproveitado direito, é preciso ter esse tempo livre.  Outro fator que deve levado – muito - em consideração é a faixa de custos do lugar, se mais barato ou mais caro, para saber se ele é viável também para o bolso.


Um passo primordial e que deve ser feito logo, então, é se preocupar com a locomoção, especialmente se a viagem não for de carro: é mais importante comprar as passagens (seja de avião, trem ou ônibus) antes do que reservar o hotel, porque mesmo que o hotel escolhido já não tenha vagas disponíveis, haverão outros hotéis a serem escolhidos.


O mesmo não pode se dizer das passagens, já que nessa época do ano é bem comum que elas se esgotem, especialmente se forem para um destino muito procurado. As empresas áereas recomendam que as passagens para os feriados do final do ano sejam compradas com ao menos três meses de antecedência, para que não haja frustrações ou problemas. Além disso, quanto antes elas forem compradas, mais baratas ficam.


Outra dica importante é acompanhar os sites das companhias aéreas porque muitas vezes os preços das passagens são reduzidos pela madrugada e por pouco tempo, ou seja, é “pegar ou largar”. Comprar as passagens pela internet, aliás, costuma ser a opção mais adequada para quem quer pagar menos, embora agências de viagem também ofereçam tarifas acessíveis.


Com as passagens compradas, o segundo passo é pesquisar os hotéis e pousadas onde se pretende ficar. Essa parte pode ser bastante trabalhosa, mas é fundamental para garantir uma viagem sem imprevistos.- Assim que montar o perfil de sua viagem, comece a separar um pouco de dinheiro para ela. Assim ficará mais livre com os gastos até que ela seja realizada e não ficará no sufoco quando voltar dela.


- Pesquise muito e sempre tudo que precisará comprar, como passagens e diárias de hospedagem, para conseguir pegar as tarifas mais confortáveis.


- Se for contratar uma agência de viagens, informa-se no Procon sobre possíveis processos que a empresa esteja enfrentando ou busque informações sobre ela entre conhecidos para saber se é uma empresa idônea.


- Em viagens internacionais, contratar um plano de saúde internacional evita muitas dores de cabeça no caso de um imprevisto médico. Paga-se um valor por lá, mas nada paga a confiança de estar assegurado pela rede médica do lugar.


- Pacotes com preços muito abaixo dos que são vistos normalmente costumam não oferecer tudo que prometem, portanto desconfie deles.


- Imprevistos SEMPRE acontecem. Portanto, leve em consideração duas dicas preciosas: se a viagem parecer mais cara do que pode pagar, desista e opte por uma mais barata; deixe uma parte do dinheiro destinado à viagem reservado para os imprevistos.


- Normalmente quando viajamos para algum lugar queremos ver tudo que der para ver, mesmo que isso signifique andar o dia inteiro. Se você já sabe que haverá esse esforço, se prepare antecipadamente para isso fazendo caminhadas perto de casa e alimentando-se corretamente.


- Se a viagem é internacional, lembre-se de se informar sobre costumes, leis e condições de vistos – que devem ser obtidos junto aos consulados instalados no Brasil -, além de deixar regularizar o passaporte e os cartões de crédito internacionais.


- Ande com o telefone e o endereço do consulado brasileiro no país que irá visitar, afinal, numa emergência, ele poderá dar o suporte necessário.
- Antes de partir para o seu destino, veja se ele é foco de alguma doença e se é preciso tomar alguma vacina, já que normalmente elas demoram alguns dias para fazer efeito.


- Para quem deseja ter autonomia no país que irá visitar, é preciso solicitar junto ao Detran de sua cidade a Carteira Internacional de Habilitação- É muito importante, em qualquer viagem, levar todos os remédios necessários em uma caixinha própria para isso.


- Não perca o voo! Isso implica em gastos adicionais, até porque dependendo do voo só será possível pegar outro no dia seguinte. O ideal é chegar com uma hora de antecedência nas viagens nacionais e duas horas para viagens internacionais. E assim que chegar ao aeroporto, já faça o check-in e se livre do overbooking.


- Guarde o tíquete de despacho das malas em um lugar seguro porque ele é o único comprovante exigido para o reembolso em caso de perda ou extravio – coisas que acontecem com mais frequência do que se imagina.


- Deixe o cansaço de lado na hora de pegar sua bagagem: veja se ela está nas mesmas condições em que a deixou (com ou sem cadeado, rasgada, furada...) e, caso haja alguma coisa diferente, comunique na mesma hora à companhia.

Clique no banner para contratar online seu seguro viagem nacional ou internacional


Nenhum comentário:

Postar um comentário