30 de agosto de 2011

Alugar carro no exterior: tarefa complexa


Fonte: O Dia online

Faça a reserva pela internet antes de viajar e aproveite as tarifas promocionais

Rio - Alugar carro no exterior pode ser uma tarefa complicada para quem não está acostumado. Por isso, é importante estar bem informado, a fim de que aquela viagem dos sonhos pelo litoral da Califórnia, Provence ou Toscana não tenha certos imprevistos desagradáveis.

Em primeiro lugar, tenha certeza de que o país no qual você vai alugar o carro aceita a carteira de motorista brasileira ou se é preciso tirar uma licença internacional de habilitação. E não esqueça que você precisa de um cartão de crédito internacional no próprio nome, mesmo que o aluguel já tenha sido pago no Brasil.

Faça a reserva pela internet antes de viajar. Praticamente, todas as locadoras têm tarifas promocionais em reais. Se está em grupo, saiba escolher o motorista ideal. Em geral, jovens de 18 a 25 anos pagam mais caro. O valor também aumenta se o carro tiver mais de um condutor. É importante também verificar se a locação inclui quilometragem livre ou se há algum tipo de franquia.

Pesquise se o seu cartão de crédito oferece o seguro básico de graça. É comum isso acontecer se o pagamento do aluguel for feito com o cartão. O seguro básico é o chamado LDW (Loss Damage Waiver) ou CDW (Collision Damage Waiver). Ele isenta você de qualquer responsabilidade financeira por perda ou roubo, dano causado por colisão ou vandalismo.

Uma categoria acima está o EP (Extended Protection), que oferece cobertura adicional para danos físicos e materiais causados a terceiros. Pode ter certeza que nos Estados Unidos a funcionária da locadora vai querer te convencer de que você precisa deste seguro. Com ele, o preço aumenta bastante — e os vendedores recebem comissões. Muitos brasileiros que vivem a experiência pela primeira vez, ficam assustados com as histórias e optam pela precaução e o gasto extra.

Por fim, nunca devolva o carro com o tanque vazio ou mesmo pela metade. O combustível será cobrado e o preço do litro vai custar quase o dobro do valor daquele dos postos de gasolina.

Para contratar seguro viagem clique no banner acima

Nenhum comentário:

Postar um comentário