6 de julho de 2011

Cuidado: o seu seguro pode ser pirata

Fonte: Jornal da Tarde - Data 06/07/2011

Associações vendem a chamada proteção veicular sem autorização do governo federal.

O governo federal declarou guerra às associações e cooperativas que comercializam o chamado"seguro pirata" vendido ilegalmente como"proteção veicular". A Superintendência de Seguros Privados (Susep) apertou o cerco e, em 17 meses (de janeiro de 2010 a maio último), instaurou 77 inquéritos contra entidades que vendem o segura irregular. Destes, 33 já foram considerados procedentes, e punições foram aplicadas. Uma associação de caminhoneiros de Minas Gerais foi multada em RS 72 milhões.

Clique acima para conhecer um opção ao seguro convencional
 Segundo a Susep, como essas associações e cooperativas não estão autorizadas a comercializar seguros, não há qualquer tipo de acompanhamento técnico de suas operações,o que coloca consumidores em risco. "Em relação à fiscalização, preocupa-me a atuação de operadores sem autorização da Susep, que desrespeitam de forma sistemática todas as regras técnicas que visam ao correto cumprimento dos contratos", afirma Luciano Portal, superintendente da Susep.

A Confederação Nacional das Empresas de Seguros (CNseg) também demonstra preocupação. "Essas entidades não têm reservas,não têm controle algum. O cidadão não tem nem onde reclamar, se não for atendido", diz Solange Beatriz Mendes, diretora executiva da CNseg.

A Susep estima prejuízos superiores a RS 3 bilhões por ano causados aos consumidores por mais de 100 associações-serviços não realizados ou feitos de forma precária, entre outros. Essas "associações" se reúnem em uma entidade que as representa: a Confederação Nacional das Associações de Benefícios Mútuos (Conabem), para quem a "proteção veicular resultado dos altos preços dos seguros no País e que as associações surgem por iniciativa dos próprios associados, que são excluídos pelo mercado de seguras".

No meio da discussão fica o cliente lesado. O farmacêutico R. L. L., 26 anos, está tendo problemas com a "proteção veicular" da Associação dos Servidores do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar de Minas Gerais (Ascobom). "Ficam enrolando para pagar o conserto. Estou sem o carro há quase dois meses e já gastei mais de RS 1mil com táxi, já que uso o carro para trabalhar. Ele já tentou cancelar o serviço, mas não conseguiu. "Dizem que tenho que permanecer e pagando por um período de 12 meses porque usei o serviço."

Já o militar N. C. da C.,45 anos, se filiou e indicou a Associação de Proteção Veicular Pisom para sua irmã e várias pessoas. Porém, quando sua irmã precisou usar a "proteção", só teve dor de cabeça. "O telefone 0800 não funcionou e ninguém a atendeu. Depois, a Pisom não pagou a oficina autorizada e queria empurrar para outra mecânica. Enquanto isso, o carro continua sem conserto", diz C.,que procura outras opções de seguro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário