21 de maio de 2010

Saiba quais carros têm os seguros mais caros

Fonte: Julia Wiltgen, de EXAME.com - Data: 20/05/2010

Segundo especialistas, seguros que ultrapassam 9% do valor do veículo podem ser considerados muito salgados

Carros populares, como o Novo Gol, costumam ter seguros mais caros

Tipo de cobertura, perfil do motorista, modelo e localização do veículo, acessórios e equipamentos de segurança. São tantas as variáveis que influenciam no preço final de um seguro que não é fácil, para o segurado, saber se está pagando caro ou não. O motorista pode tentar barganhar, mas não pode ter a pretensão de pagar pouco se mora em um bairro com alto índice de furtos ou se tem três anos de carteira ou menos. Para saber se o valor pago é proporcional ao risco, o melhor é calcular a proporção entre o valor do seguro e o do veículo.

O corretor Clécio Brichesi, da Nova Feabri, estima que um preço de seguro considerado "excelente" varia entre 3% e 4% do valor do veículo. Acima de 4% até 6%, ainda é considerado um preço bom. Acima de 6% até 9%, o seguro é razoável, mas a partir de 9% do valor do carro, já pode ser considerado um seguro caro. Como a diferença entre cada faixa é pequena, vale a pena cotar em várias seguradoras para chegar ao seguro mais em conta mesmo que o perfil do segurado seja de alto risco.

Mas alguns seguros serão muito caros mais pelo tipo e pelo modelo do automóvel do que por qualquer outro fator. Como o seguro é uma despesa permanente, pode ser bom considerar essas variáveis no momento de comprar um carro. Veículos de uma mesma faixa de preço observam, para um mesmo perfil de condutor, variações consideráveis no mercado. E nem sempre os veículos mais caros são os que têm o seguro mais alto. Isso porque o preço do seguro não tem tanto a ver com o preço do carro, mas sim com o custo do reparo em caso de sinistro e principalmente com o risco de acidente e roubo, de acordo com as estatísticas da seguradora.

Os bons carros populares costumam ter seguros proporcionalmente elevados, ou até absolutamente mais altos do que os seguros de alguns carros mais caros. Esses modelos normalmente são visados por ladrões, seja por alimentarem os desmanches - onde suas peças e acessórios são bastante procurados - seja por terem peças facilmente adaptáveis a outros modelos da mesma marca, seja por facilitarem a fuga de bandidos por serem muito comuns nas ruas.

>>> Se o seguro de seu carro está muito caro, veja essa opção: AutoFácil + AutoAssist. O AutoFácil é um seguro de roubo e furto do veículo onde o veículo é rastreado e monitorado pela Ituran, não tem perfil e o custo é a partir de R$ 69,90 ao mês. O AutoAssist é uma assistência 24 horas que complementa o AutoFácil, tem atendimento nacional, não tem limite de chamadas durante a vigência e o custo é a partir de 3x de R$ 61,56.

O Seguro AutoFácil funciona assim: O rastreador ituran é instalado no veículo que será monitorado e rastreado pela Ituran. Em caso de roubo ou furto o cliente liga diretamente para a central 24 horas Ituran que acionará a equipe de pronta resposta para recuperação do veículo. Caso o veículo não seja localizado em 10 dias (ou caso seja recuperado com perda total), a Cardif (seguradora que emite a apólice) solicitará a documentação normal de liquidação de sinistro e indenizará em 80% da tabela FIPE.

Para saber mais acesse www.autofacilituran.com.br e solicite o cáculo para seu veículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário