20 de agosto de 2009

Novo seguro causa apreensão na Fronteira

Fonte: Zero Hora - Data: 20.08.2009

Motoristas brasileiros aguardam para saber se haverá mudança na rotina DECISÃO URUGUAIA

Começou a vigorar ontem, no Uruguai, uma lei que determina o pagamento de um seguro obrigatório de veículos contra terceiros para motoristas daquele país. A medida causa apreensão em quem mora na fronteira. Atualmente, brasileiros que viajam ao Uruguai precisam ter a Carta Verde , mas ela não costuma ser exigida na faixa de fronteira, principalmente onde estão instalados freeshops como Chuy, Rio Branco e Rivera. A dúvida dos fronteiriços é se haverá cobrança do seguro na fronteira entre os dois países.

A nova lei já está valendo desde ontem, mas ainda não há informações de como será a fiscalização. Uma entrevista coletiva está marcada para amanhã, na Intendência de Rivera, na fronteira com Santana do Livramento, para esclarecer as dúvidas.

Cônsul defende mais segurança aos brasileiros

Por lei, a Carta Verde já é obrigatória para todos os brasileiros que dirigem no Uruguai, mesmo na faixa de fronteira, onde entretanto ela não é cobrada dos motoristas. A cônsul do Brasil em Rivera, Eliana Puglia, afirmou ontem à noite que não tem nenhuma informação sobre mudanças nos procedimentos de cobrança do seguro na faixa de fronteira.

Ela reforça que o documento, no entanto, é uma proteção para os brasileiros. Caso ocorra um acidente nesta região, e o motorista do Brasil não tiver a Carta Verde, terá dificuldades em acionar seu seguro, no Brasil. De acordo com Eliana, a chancelaria tem trabalhado para tornar o seguro obrigatório mais acessível aos brasileiros, porque entende que ele é um benefício para quem viaja ao país vizinho.

No Uruguai, contou a cônsul, a Carta Verde já é embutida no seguro dos veículos, ou seja, todo automóvel segurado naquele país já tem o seguro válido no Mercosul.

O comerciante uruguaio Alejandro Ferraz, 32 anos, mora em Santana do Livramento e é proprietário de uma revenda de carros em Rivera. Para ele, que circula na área de fronteira todos os dias, o momento é de preocupação.

Se precisarmos de Carta Verde para circular na fronteira, vai acabar saindo caro para os moradores, principalmente os brasileiros. Será necessário ter um documento que nos garanta o trânsito o ano todo, já que pagar por dia ficará caro demais disse o comerciante.

Mas, de acordo com Ferraz, a preocupação é ainda maior do lado uruguaio: Para os uruguaios, este seguro é obrigatório em todo território. É um custo a mais.

JAQUELINE MORAIS

Preste atenção

Quem se prepara para viajar de carro ao Uruguai, Argentina ou Paraguai deve estar atento para um seguro obrigatório do veículo, a Carta Verde:

- Sem o documento, os motoristas desprevenidos correm o risco de ficar retidos na fronteira do Brasil com esses países.

- O seguro existe desde a assinatura do Tratado do Mercosul e pode ser exigido por qualquer país do bloco, inclusive o Brasil.

- O documento é um seguro de responsabilidade civil, que cobre danos materiais e pessoais. O pagamento é feito em agências bancárias, antes da viagem.

- Não há como fazê-lo em finais de semana ou feriados sem depender de corretoras de seguros. Portanto, o pagamento deve ser planejado.

- Nesse caso, de o carro ficar retido, o turista fica sujeito a acréscimos nos valores originais, tabelados em dólar.

>>> Faça sua Carta Verde antecipadamente no site da Luma Seguros e receba o bilhete em sua casa. Acesse: www.lumaseguros.com.br?tipo=cartaverde

Nenhum comentário:

Postar um comentário