19 de novembro de 2007

Ford e Honda lideram lista de carros mais seguros

Fonte: Invertia - Data 19/11/07

O número de novos carros considerados mais seguros pelas empresas de seguros quase triplicou no ano passado, ajudados pelas montadoras, que tornaram alguns equipamentos de segurança mais acessíveis.


A Ford e a Honda têm a maior quantidade de veículos da linha 2008 na lista anual de mais seguros da Insurance Institute for Highway Safety, dos Estados Unidos. Trinta e quatro automóveis receberam nota máxima na lista para 2008. De 2006 para 2007, foram 13.

O instituto requer que novos carros e caminhões tenham controle eletrônico de estabilidade (ESC) para qualificar a premiação de segurança. As empresas estão colocando a tecnologia que impede capotagens nas suas frotas, antecipando um possível requerimento do governo americano para que o item se torne obrigatório em 2012.

"Veículos deveriam ser desenvolvidos para oferecer uma boa proteção aos ocupantes em um acidente, mas agora, com o ESC, temos a possibilidade de prevenir que hajam acidentes", disse Adrian Lund, presidente do instituto, citando estudos que estimaram que 10 mil batidas de carros com mortes poderiam ser evitados todos os anos com a tecnologia.

A Ford foi representada na lista pelo Taurus, Mercury Sable, Taurus X, Edge e Lincoln MKX. Os carros da Volvo S80, C70 e XC90, feitos em parceria com a montadora americana, também estão entre os mais seguros. A empresa pretende colocar o controle de estabilidade em toda linha de carros a partir de 2009.

A Honda tem sete veículos na lista: Accord, Odyssey, Pilot, CR-V, Element, Acura MDX e RDX.

O controle eletrônico de estabilidade capta quando o motorista pode perder controle do carro e automaticamente aciona o freio para as rodas individualmente, para manter a estabilidade e evitar que capote.

A Subaru e a Hyundai tiveram, cada uma, quarto automóveis na lista: o Legacy, Impreza, Tribeca e Forest, da primeira montadora; e o Entourage, Santa Fe, Veracruz e Kia Sedona da segunda.

As picapes entraram pela primeira vez no ranking de mais seguros do instituto. Isso porque foram feitos testes com impactos laterais em diversos modelos. O Toyota Tundra, que tem o ESC e air bags laterais, foi a primeira a entrar na lista.

O Insurance Institute for Highway Safety disse que a Toyota poderia ter mais 10 carros na lista, assim como a Volkswagen poderia ter mais quatro representantes, se fossem melhorados os designs dos bancos e encostos.

O porta-voz da Toyota, Bill Kwong, disse que os carros de 2008 terá melhoras no encosto de cabeça. O instituto afirmou que o prêmio ajuda consumidores a comparar veículos a partir dos testes de segurança.

>>> Ituran mais é na Luma Seguros. Veja em www.ituranmais.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário