7 de junho de 2007

Fiquetranquilo mostra como evitar, ao máximo, assaltos e roubos de veículos

Fonte: Carlos Thompson - Marcos Camargo Jr - Data: 08/06/2007

A maioria dos moradores das grandes cidades brasileiras já teve um carro roubado ou conhece algum colega, amigo ou parente que sofreu esse tipo de violência. Como reduzir as chances dos ladrões de veículos e proteger um dos principais patrimônios de todos nós? As dicas do fiquetranquilo.com - site do Grupo Nordeste, líder em segurança privada no Brasil - vão dificultar a vida dos bandidos, o máximo que se pode fazer contra esse tipo de atividade criminosa.

Cuidados sugeridos

1. Não comprar peças e partes de veículos em desmanches ou em locais suspeitos. Recorrer a concessionárias dos fabricantes ou a oficinas conhecidas e recomendadas. Quem compra peças e acessórios automotivos de origem duvidosa estimula a criminalidade.

2. Carro sem seguro não deve rodar. O risco de roubo é muito grande, principalmente se for um veículo de marca visada pelos ladrões. O pior seguro é melhor do que correr o risco de perder milhares de reais sem chance de recuperar seu patrimônio.

3. Na impossibilidade de contratar um seguro, usar alarmes sonoros, trancas, imobilizadores na chave, dispositivos para cortar o fluxo de combustível, que podem atrasar a ação dos criminosos.

4. Para quem não dispõe de dinheiro para blindar um carro por inteiro, uma boa opção pode ser blindar os vidros.

5. Não carregar armas no carro. Além de representarem um risco em uma discussão banal de trânsito, os bandidos não pensam duas vezes antes de atirar, e podem até tomar a arma do condutor do veículo.

6. Informar-se nos meios de comunicação sobre as ruas e avenidas mais perigosas, em que haja mais assaltos e roubo de veículos. E evite circular por elas.

7. Se possível, manter os vidros fechados.

8. Não abrir as janelas nos semáforos para vendedores, malabaristas ou pedintes. Pode ser uma artimanha para iniciar um assalto.

9. Não carregar bolsas, carteiras, telefones celulares, máquinas fotográficas ou notebooks expostos sobre os bancos.

10. Relógios caros e jóias também atraem criminosos. Quem os utilizar, deve guardá-los no porta-malas.

11. Prestar atenção no trânsito, mais do que em conversas ou músicas, quando estiver dirigindo. Se notar movimentos suspeitos, mudar o trajeto.

12. Evitar repetir sempre o mesmo trajeto, em horários iguais.

13. Na hora de estacionar, procurar um estacionamento coberto, de preferência em prédios.

14. Não estacionar na rua, à noite, principalmente em locais escuros e distantes. Nem em locais em que haja maior incidência desse tipo de crime.

15. Antes de se dirigir a locais distantes ou que não conheça bem, consultar o guia de ruas de sua cidade. Rodar sem conhecer o trajeto pode facilitar assaltos e roubos.

16. Evitar circular com seu automóvel à noite, exceto em vias com policiamento ostensivo.

17. Em saídas noturnas, o ideal é utilizar táxi.

18. Se o passeio ocorrer em grupos, o aluguel de uma Van é mais econômico e seguro.

19. Carros tuning (personalizados, com som, rodas especiais, cromados etc.) chamam mais atenção. São mais adequados, portanto, para rodar durante o dia, em vias menos inseguras.

20. Se um criminoso apontar uma arma e seu carro não for blindado, a orientação é entregar o que ele pedir, sem esboçar reação, nem fazer movimentos bruscos.

>>> Visite o site da Luma Seguros. Seguros online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário