22 de março de 2007

Mercadante quer rastrear todos os veículos do país

Fonte: Seguros.inf.br - Data: 22.03.2007

O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, senador Aloízio Mercandante (PT/SP), anunciou hoje que irá apresentar projeto de lei tornando obrigatório que todos os automóveis saiam de fábrica com transponder ou chip eletrônico, equipamento que permite o rastreamento do veículo em todo o território nacional.

O que motivou Mercadante foi sua participação na subcomissão sobre violência do Senado e ele viu no rastreamento eletrônico uma forma eficaz de reduzir o roubo de carros, caminhões e cargas, assim como a indústria do desmanche criminoso desses veículos. Inibindo a ação dos bandidos, na opinião de Mercadante, haverá redução nas oportunidades de violência e menos recursos para armação de outros tipos de crimes.

Um exemplo de sucesso no rastreamento foi a experiência da Volkswagem que passou a equipar o Golf, em 2005. Em 2004, era o número um na lista dos 12 carros mais roubados no país. No primeiro ano de uso do transponder, o Golf caiu para o oitavo na lista e, em 2006, saiu da lista dos 12 mais visados pelos ladrões.

Entre outras vantagens, os proprietários dos carros rastreados podem obter redução de até 40% no custo do seguro, ou incluir no preço de compra do seguro o aluguel anual do sistema de rastreamento, que gira em torno dos 500 a 800 reais, com tendência a cair.

A novidade animou o ex-campeão de Fórmula 1, Nelson Piquet, que controla, a partir de Brasília, o maior sistema de rastreamento de veículos do país, a Autotrac, e está se preparando para abrir o capital da empresa diante da tendência de que, obrigatoriamente ou não, haja um grande incremento na contratação de rastreamento no país.


>>> Solicite seu cálculo de seguro automóvel on-line, no site da Luma Seguros, e receba por email as melhores cotações do mercado. Clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário