11 de fevereiro de 2007

Economize no seguro do carro

Fonte: SITE DA PENELOPE - Data: 12/02/2007
Marisa Franco e Virgínia Vargas

“Mulher no volante, perigo constante”, “Mulher ao lado, perigo dobrado”, as variações pouco importam, já que todas elas querem dizer a mesma coisa: que para os homens, as mulheres dirigem mal, muito mal.

Felizmente as seguradoras não pensam a mesma coisa. Podem chamar as mulheres de “barbeiras” à vontade, mas a verdade é que nós somos consideradas mais cuidadosas no trânsito e isso rende bons descontos no valor das apólices de automóveis.

“O seguro para o sexo feminino tem o preço um pouco menor exatamente porque é um perfil de menor risco. Teoricamente será um carro que andará na cidade, em baixa velocidade, sempre parando em estacionamentos e com motoristas mais atenciosas no trânsito”, esclarece Sandra Kapel, corretora de seguros da Furman Corretora, de São Paulo.

Perfil do condutor e histórico de sinistros

O perfil do segurado é uma ferramenta utilizada pelas seguradoras para avaliar os riscos ao qual o veículo estará supostamente exposto e determinar o desconto no valor do seguro. Traçado por meio de um questionário que o segurado responde no momento da contratação do serviço, no qual são analisados, entre outros fatores, o sexo e a idade do cliente ou da pessoa que dirige o carro 85% do tempo.

Tempo de habilitação, número de filhos e estado civil, são outras informações pessoais que constam no questionário que reúne também dados como a área em que o carro será utilizado, a finalidade de uso, o modelo, a marca e ano de fabricação do veículo.

Se não quiser pagar mais, o consumidor deve evitar todos os tipos de picapes e carros esportivosPorém, por serem mais visados para roubo, alguns modelos registram um valor mais alto de seguro em todas as empresas. “Picapes e carros esportivos em geral têm o seguro mais caro. Modelos com mais de cinco anos também porque aumentam as chances de roubo para desmanche. Um exemplo disso é o Uno, da Fiat”, alerta Sandra.

Mesmo optando por um veículo menos visado para roubo, lembre-se que o perfil do cliente ainda terá um peso grande sobre o valor do seguro. “Todas as seguradoras irão apresentar valor mais alto para o segurado do sexo masculino, entre 18 e 24 anos, que não tem garagem na residência nem no trabalho, e utiliza o carro para visitar clientes e fornecedores no trabalho”, exemplifica Roberta Ferraro, sócia-proprietária da Notna Corretora de Seguros.

Em caso de sinistro, as seguradoras investigam as condições em que o carro era utilizado e, caso tenha mentido, você terá problemas para conseguir receber a indenizaçãoSe você cogita mentir ao responder ao questionário de perfil para obter mais descontos omitindo, por exemplo, que seu carro passa à noite na rua ou que seu filho de 20 anos vai diariamente para faculdade com ele, pense duas vezes. Em caso de sinistro, as seguradoras investigam as condições em que o carro era utilizado e, caso tenha mentido, você terá problemas para conseguir receber a indenização.

Valor da franquia e bônus

O valor da franquia também influencia no preço do seguro. Cada seguradora apresenta uma franquia padrão para cada modelo de carro, chamada de franquia normal. “O segurado tem a opção de reduzir ou duplicar esse valor. A franquia reduzida aumenta o valor do seguro e a franquia majorada reduz o valor do seguro”, explica Roberta.

Outro fator determinante para obter descontos no valor do seguro é o histórico de sinistros que a empresa apresenta para o carro que se pretende segurar. Se a seguradora teve muitos sinistros com este veículo, apresentará um preço maior do que outra empresa que não registrou tantos sinistros para este mesmo modelo e ano de veículo. Portanto, fazer uma pesquisa entre as seguradoras que existem no mercado é uma alternativa válida para obter descontos.

Possuir um histórico de “boa moça” ao volante garante redução no preço do seguro. Quanto mais tempo se passa sem apresentar sinistros, maior será a bonificação. Caso você tenha direito a alguma e esteja mudando de seguradora, fique atenta tranferir o bônus que já obteve. Para isto, você deve apresentar à nova seguradora uma cópia da apólice anterior.

Vai trocar de carro? Nesse caso, o desconto também pode ser aproveitado. “É importante frisar que as seguradoras adotam prazos para a transferência de bônus. Portanto, se o segurado trocar de carro, ele poderá levar este bônus para o novo carro obedecendo ao prazo de cada seguradora”, salienta Roberta.

>>> Seguro de auto? Faça na Luma Seguros. Seguros on-line.

Nenhum comentário:

Postar um comentário