21 de novembro de 2006

Seguro de autos:é preciso ter cuidado

Fonte: O POVO ONLINE: Luiz Almada - Data: 22/11/2006

Assim como em qualquer outro tipo de contrato de seguros, é preciso analisar as propostas e as cláusulas nelas incluídas

Luiz Almada

Não só na hora de contratar o seguro de carro, mas qualquer contrato que você assina deve ser lido com muita atenção, já que a partir de então teremos direitos e deveres.

O mercado de seguro de autos teve um crescimento de 25% em 2006, considerando o mesmo período de 2005. Esse aumento deve-se principalmente ao aumento de colisões e também ao de furto/ roubo. Como o carro hoje é necessidade (muitos precisam do carro para trabalhar) ninguém quer ficar sem essa proteção.

O que pode ser contratado?
Como no seguro de vida você pode contratar apenas as coberturas básicas (obrigatórias) e escolher as coberturas opcionais, que varia de seguradora para seguradora. Por isso sempre peça três simulações de seguradoras diferentes ao seu corretor e faça a comparação de coberturas e preços. A maioria facilita o pagamento em até 10 X

Coberturas Básicas
São as coberturas de colisão, incêndio, roubo e furto ou incêndio roubo e furto.

Coberturas adicionais
São coberturas que variam de seguradora para seguradora e na disputa pelo cliente quem sai ganhando é o segurado. Sempre verifique quem oferece as coberturas mais interessantes pois tem seguradora que oferece até descontos em estacionamentos, peças, oficinas mecânicas, recurso de multas e orientação de profissional para defender seus direitos.

Veja algumas coberturas adicionais oferecidas:

1. Carro reserva - Em caso de sinistro a seguradora disponibiliza um carro reserva para você, no tempo que você escolher.

2. Defesa civil/penal - Advogado para acompanhar/orientar seu processo, caso exista.

3. Danos matérias e corporais causados a terceiros - Em caso de colisão o conserto do carro de quem você bateu terá conserto pago por sua seguradora e também em caso de morte ou invalidez dos ocupantes do outro carro os prejuízos serão cobertos. Essa cobertura é chamada de Responsabilidade Civil Facultativa - RCF.

4. Acidentes pessoais dos ocupantes do veículo segurado - Garante uma indenização ao passageiro/motorista em caso de morte ou invalidez. Quando você contratar veja na proposta a rúbrica APP - acidentes pessoais de passageiros. Essa cobertura não deve deixar de existir por ser importante e também muito barata.

5. franquia reduzida - Você paga um valor adicional para reduzir a franquia em até 100%, ou seja, seu seguro fica sem franquia em caso de pequenos reparos.

6. Vidro protegido - Troca ou reparo de vidros na ocorrência de trincas e pontos de quebra.

7. Cobertura de acessórios - Cobre furto/roubo de som, imagem, kit gás, blindagem, rodas e demais acessórios que incluir na relação.

E ainda tem as coberturas de assistência 24 horas residencial, despesas extraordinárias, hospedagem de hotel, motorista substituto, entre outros.

Portanto na hora de comparar os preços do seguro de seu carro compare também os benefícios que a apólice lhe oferece. Preço mais baixo representa coberturas a menos. Compare preços de seguradoras com os mesmos benefícios oferecidos.

>>> Seguro automóvel? Faça na Luma Seguros. Clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário