14 de novembro de 2006

Furto e roubo de carros crescem 41% e preocupam seguradoras

Fonte: SEGS.COM.BR: Luciane Rocha Martins - Data: 14/11/2006

De janeiro a outubro de 2006, o índice de roubo e furto de carros em Porto Alegre e na Região Metropolitana cresceu, aproximadamente, 41%, se comparado ao mesmo período em 2005. De 48 veículos roubados e furtados por mês, o número saltou para 68, dado que tem preocupado o Sindicato das Seguradoras do Rio Grande do Sul (Sindesergs) e as companhias seguradoras.

De acordo com os dados das seguradoras, somente na capital gaúcha, o aumento foi de 29% nos meses de agosto, setembro e outubro deste ano, em relação a igual período de 2005. Já na região metropolitana, o crescimento foi de 150%.

Atualmente, 70% das ocorrências são por roubo, crime que ocorre quando o ladrão aborda o proprietário ainda no carro, e 30% de furto, delito praticado na ausência do motorista.

Em Porto Alegre, 33% do número total dos casos acontecem nos bairros Passo D?Areia, Petrópolis, Cristo Redentor, Sarandi e Jardim Itu. Na região metropolitana, Canoas lidera o ranking, seguida por Esteio, Sapucaia e Cachoeirinha.

O diretor regional da HDI, Júlio César Rosa, alerta que 90% dos casos de roubo de carros acontecem quando as pessoas estão saindo ou chegando em casa. "É importante ter muita atenção nestes momentos, pois em apenas 30 segundos se pode perder o carro e até mesmo a vida", informa.

Segundo ele, a indústria do crime - hoje - é mais organizada que o Estado, e isso deve mudar. "Nos últimos dois meses, o incremento no número de roubos e furtos foi absurdo. Os índices alcançados são os maiores de toda a história da nossa companhia", diz, e completa: "Precisamos da força da imprensa e da Segurança Pública para reduzir estes números".

Para o diretor regional da Marítima Seguros S.A., Alberto Müller da Silva, o número de furtos e roubos aumentou por causa da facilidade que os ladrões têm de praticar este tipo de delito, pois falta segurança pública. "Não existe mais horário e nem lugar para assaltar, muito menos marca de carro determinada. Hoje em dia, toda a sociedade corre o risco", enfatiza.

De acordo com Alberto, para que haja uma redução nestes números é determinante aumentar o efetivo de policiais nas ruas, além de fortalecer as ações de investigação para os desmanches de carros. "Se isso não for feito, os M********s continuarão atuando".

Na opinião do diretor técnico e comercial da Confiança, Antonio Carlos L. Carneiro, o crescimento do número de furtos e roubos é assustador em todo o país, mas principalmente nos Estados mais desenvolvidos. "As causas são várias e muitas delas discutíveis, mas tenho a convicção de que são oriundas de fatores sociais e educacionais", afirma.

Ele destaca que para coibir este tipo de crime é importante realizar um trabalho conjunto entre seguradoras, órgão de segurança, montadoras de automóveis e a sociedade (segurados), e lista algumas medidas que já estão sendo utilizadas e outras que podem ser colocadas em prática - nos respectivos setores ? para inibir, de forma gradual, o alto índice de roubos e furtos, como:

Seguradoras:

*Avaliação do mercado, com taxação adequada para os prêmios dos veículos, com maior índice de furto e roubo;

*Aplicação de dispositivo anti-furto; bloqueador, rastreador e localizador;

*Incentivar campanha de combate à fraude, através do Disque fraude 181;

*Divulgação aos segurados (mala direta) dos cuidados que devem ser tomados no trânsito e estacionamentos;

*Desenvolver campanhas junto a Órgãos de Segurança, no combate a furto e roubo;

*Perfil dos segurados e seleção do bem a segurar.

Órgãos de Segurança:

*Fiscalização dos desmanches;

*Catalogação de peças usadas, com procedência;

*Aumento das barreiras de trânsito, com fiscalização voltada para o furto e roubo de veículo;

* Criação de órgão policial específico para furto/roubo de veículos, com força tarefa constante das polícias para atuar na prevenção e repressão;

*Divulgação das Regiões mais sujeitas ao roubo/furto.

Montadoras de Automóveis:

*Fabricação de veículos com identificação das peças nos principais componentes;

*Veículo com dispositivo de segurança acionado com senha.

Sociedade (Segurado):

*Conscientização de que deve conhecer as Condições Gerais do contrato de seguro;

*ter zelo com o seu patrimônio e entender que quem "paga" a conta é ele próprio.

Abaixo, alguns gráficos com dados sobre furtos e roubos:

Porto Alegre e Região Metropolitana:
Quantidade de carros roubados e furtados

>>> Seguro de automóvel? faça na Luma Seguros. Clqie aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário