21 de setembro de 2006

Aprenda a identificar e saiba quais os malefícios do uso de combustível adulterado.

Fonte: Newsletter SulAmérica.

Motor falhando e perda de potência podem ser sinais de que o carro está contaminado com combustível adulterado. São muitos os sintomas apontados pelos especialistas. Em curto prazo, fica difícil dar a partida, o motor começa a falhar e a marcha lenta fica irregular. Já em médio prazo, o motor começa a
engasgar e o carro perde a potência e a força. Com isso, o rendimento cai e a aceleração fica mais lenta.A adulteração é a mistura de qualquer substância diferente ou acima das especificações permitidas, originando um produto de qualidade inferior. Exemplo: embora a água faça parte da mistura do álcool, em quantidade acima do permitido ele vira aguado (o chamado álcool molhado). A gasolina pode ser adulterada de vários modos, e os mais comuns são a adição de álcool fora da quantidade especificada ou a colocação de vários tipos de solventes como o tolueno, metanol, benzeno etc, acima dos valores máximos permitidos. O importante é saber que, mesmo fazendo parte da gasolina, componentes em excesso também constituem a adulteração prejudicial ao consumidor.
Algumas medidas simples podem ser tomadas contra esse mal. O motorista deve sempre desconfiar da gasolina muito barata e verificar o controle de qualidade do estabelecimento. É bom optar pela gasolina aditivada e abastecer sempre no mesmo posto, aquele que transmite confiança. O cliente tem o direito de exigir do frentista um teste do combustível.
Todo cuidado é pouco. O prejuízo da gasolina adulterada traz sérios problemas ao carro, como derretimento das mangueiras de combustível e carburador entupido. Ele também polui o óleo lubrificante e aumenta a carbonização das velas e válvulas.
Em carro a álcool, a mistura de água no combustível pode derreter, além das velas, a cabeça dos pistões. Para sanar o problema de contaminação, pode ser necessário limpar o tanque, os bicos injetores e, a partir daí, trocar as mangueiras e os filtros de combustível.


Visite o site da Luma Seguros. Clique aqui. Posted by Picasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário