14 de agosto de 2006

Carros polulares: Os mais visados do mercado.

Fonte: JCS n. 303 - Julho/2006

Pesquisa revela que o Gol Geração III é o carro mais roubado na cidade de São Paulo.

Na segunda semana do mês de julho, foi divulgada pela Isto É Dinheiro uma relação dos carros mais visados de roubo da cidade de São Paulo. Pode-se dizer que a lista é bem comum aos consumidores: o primeiro do ranking dos mais roubados é modelo da Volkswagen, Gol Geração III. O segundo, o terceiro e o quarto lugar da lista ficam para os modelos da Fiat, Uno, Palio e Palio Weekend, respectivamente. Em quinto, e último dessa análise, aparece o Chevrolet Corsa. Esse ranking não surpreende muito, pois em geral, os carros populares são mais roubados por que há um número expressino deles nas ruas, mas há ainda uma série de fatores que explicam a média. Segundo o diretor de Auto da Marítima Seguros, José Carlos de Oliveira, os modelos sitados se enquadram exatamente no perfil de necessidade de um ladrão. Ele afirma que a primeira razão para que aconteça um roubo ou furto de carro é para como "ferramenta de trabalho", ou seja, para roubos ou fugas, pois são modelos pequenos, ágeis e possuem motor de boa potência.
Em uma segunda justificativa, ele explicaque os veículos um pouco mais velhos podem servir para o mercado de reposição de peças - o exemplo para este caso é o Fiat Uno, que está no mercado a mais de dez anos. E a terceira razão é que os veículos citados são comuns e podem ser utilizados no mercado paralelo para vendas ilegais.
"Para ser visado de roubo o carro tem de ser fácil de estacionar e ser suficiente na necessidade de um fuga. Estas são as linhas gerais que levam ao roubo de um determinado veículo. Evitar a tendência é dificil, mas, além do seguro de automóvel, há algumas medidas de segurança que devem ser tomadas pelos condutores", garantiu. Oliveria contou também que algumas montadoras estão fazendo gravações em peças dos veículos para evitar comercialização ilegal, medida que, na opinião dele, pode ter evidado a entrada neste ranking do modelo Saveiro, da Volkswagen.
No caso do furto, as travas mecânicas podem ser uma boa saída. Para o roubo, no entanto, os rastreadores são uma boa alternativa, embora seus custos para os carros populares sejam altos. Assim os condutores devem evitar, por exemplo, estacioanr o carro em locais escuros e pouco movimentados, manter atenção nas paradas rápidas de faróis.
"Este também é um fator relacionado à idade. Muitas pesquisas já mostraram que o jovem condutor está muito mais exposto ao roubo porque sai mais de casa, principalmente à noite. No caso de um condutor mais velho, é possível perceber mais cautela com detalhes no trânsito", assegurou.


>>> Seguro de auto? Faça na Luma Seguro. Clique aqui. Posted by Picasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário