6 de fevereiro de 2006

Seguro automóvel, por que sobe tanto?

Algumas dúvidas têm sido recorrentes nos últimos meses, a respeito de seguro de automóvel.

Por que meu seguro aumenta a cada renovação?
Por que o bônus aumenta e seguro também?
Por que o seguro aumenta mais do que a inflação?

Realmente em algumas regiões (como é o caso do ABC) o seguro automóvel tem apresentado um substancial aumento nos prêmios (prêmio =custo do seguro).
Ocorre que a precificação do seguro está cada vez mais individualizada e leva em consideração vários fatores como:

Se o veículo é mais ou menos visado pelos ladrões, a idade do condutor, tempo de habilitação, sexo do motorista (mulheres pagam menos), se tem filhos, cep de pernoite e de circulação do veículo, se tem garagem, se vai pra a faculdade, se usa para fins profissionais, etc.., etc.., etc... Desta forma, pessoas mais novas pagarão mais, pessoas com mais idade pagarão menos. Quem usa veículo para visitar clientes (uso profissional) e o deixa estacionado na rua, pagará mais do que quem usa o veículo somente para lazer... e assim por diante.

Mas o principal fator de elevação de preços tem sido mesmo o aumento da sinistralidade (índice que que mede a razão entre o que as seguradoras arrecadam e o que pagam pelos sinistros ocorridos).

Mas se eu não tive sinistro, por que tenho que pagar mais?

Porque o seguro é baseado na mutualidade, ou seja todos pagam por todos. Se a sinistralidade aumenta (embora nem todos tenham usado o seguro) todos pagarão mais por isso.

Se o bônus aumenta, por que o custo é mais alto na renovação?

Porque o bônus (desconto aplicado quando o cliente renova um seguro sem utiliza-lo) é aplicado sobre o prêmio (custo) atual do seguro e não sobre o custo da vigência anterior, ou seja se seu bônus é de 20% você estará pagando 20% a menos do que quem está fazendo um seguro novo hoje.

E como faço para pagar menos pelo seguro?

A principal providência é contratar seu seguro com um corretor independente, ou seja, um profissional que opere com várias seguradoras, de tal forma que ele possa verificar as melhores opções no mercado de acordo com seu perfil e suas necessidades e tenha condições, assim, de lhe oferecer o produto de melhor custo/benefício.

E se eu mentir ou omitir alguma informação no perfil do meu seguro, o que pode acontecer?

Cuidado! Este procedimento pode causar uma penalidade ( na forma de franquias maiores ou descontos na indenização por exemplo) ou até mesmo a negativa da indenização. Não corra esse risco.

Douglas Bunder

Nenhum comentário:

Postar um comentário