5 de janeiro de 2006

Seguradoras diversificam serviços ao cliente

Fonte: DCI/SP - Data: 05/01/2006
Paula Felix Palma

Para driblar a concorrência entre as seguradoras, principalmente no segmento de automóveis, as empresas buscam diferenciar seus serviços a fim de fidelizar clientes e até aumentar a carteira.

As empresas estão agregando serviços como reparos residenciais no contrato de seguro de automóvel, oferecem coberturas adicionais, descontos diversos, de estacionamento a escola de Inglês, promovem sorteios e oferecem até informações sobre a meteorologia.

Para o presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros em São Paulo (Sincor-SP), Leôncio Arruda, esses serviços são uma tendência mundial que o Brasil está abraçando agora. No ramo de automóveis, por exemplo, a concorrência é muito grande e trabalha-se com sinistralidade de cerca de 70%.

`Diante disso, não há como concorrer com o preço do seguro: por isso as empresas oferecem serviços`. Por outro lado, a Superintendência de Seguros Privados (Susep) quer, de acordo com Arruda, tratar esses serviços como sinistros, atribuindo a eles taxa de administração. `Isso vai resultar em uma maior burocratização e encarecimento do seguro. São travas desnecessárias`. Mesmo assim, o presidente da Sincor acredita que os serviços não vão diminuir por conta disso, mas o preço do seguro, que poderia cair, vai continuar alto.

No seguro de automóveis, a Marítima Seguros oferece o Auto Mensal, em que as faturas são enviadas mês a mês para o segurado, com a vantagem de as parcelas acompanharem a desvalorização do veículo. `Com certeza esse serviço fideliza os clientes. Nossa carteira, que tem 300 mil veículos segurados, conta com 70% nesse produto`, afirma o diretor de Automóveis José Carlos de Oliveira.

Nesse segmento, a empresa espera crescer até 25% em carteira, apoiados nos diferenciais, como, por exemplo, a questão da franquia única por reclamação `Se ocorrerem duas batidas, em datas diferentes, vamos cobrar apenas uma franquia para consertar os dois sinistros`, diz. Além disso, o seguro de automóvel tem um clube de benefícios que engloba de descontos em estacionamento e troca de vidros a hotéis, TV a cabo, sites de compras, táxi, escola de Inglês, academia e revistas e jornais.

Para o diretor do ramo Auto da Porto Seguro , Luiz Pomarole, a importância desses serviços é fazer com que o segurado esteja sempre próximo: `O cliente tem de perceber que não é só na hora do sinistro que ele pode contar com a empresa`. A Porto tem, nesse segmento, o seguro Carro mais Casa, que oferece reparos na residência gratuitamente, como fechaduras, telhas, encanamento, além de manutenção na linha branca, que é contratado à parte.

Além disso, há também o Centro Automotivo Porto Seguro (Caps), que permite quantas revisões por ano o segurado quiser, com a possibilidade de troca de lâmpadas, pastilhas e desconto de cerca de 20% em relação à média do mercado em outros serviços. `Além de fidelizar clientes, as pessoas não são surpreendidas com sinistros desagradáveis e a companhia ganha com a redução de acidentes`, afirmou Pomarole. Para 2006, estuda-se a viabilidade de incluir no serviço residencial a manutenção de computadores, que, segundo o executivo, é muito solicitada pelos usuários.

A Itaú Seguros tem, também no segmento Auto, o serviço de atendimento para solução de sinistros, chamado Centro de Atendimento Rápido (CAR). Há 44 unidades espalhadas pelo Brasil e, para 2006, a seguradora vai expandir este número. No ramo Vida, os segurados têm acesso a uma central de atendimento para informações nutricionais, de estética e saúde.

Para mulheres, a indenização do seguro é adiantada em até 75% no caso do diagnóstico de um câncer e para homens, no caso de doenças cardíacas. Em 2006, segundo o diretor de marketing da Itaú Seguros, Itamar Zilitto, a empresa vai aprimorar a aceitação do produto e investir na prestação de serviços para os clientes. `Iremos ter serviços e seguros mais personalizados, para estarmos mais próximos de nossos segurados`, concluiu o executivo. A empresa realiza ainda sorteios mensais de R$ 25 mil para sua carteira de clientes residenciais.

A AGF Seguros também atribui o bom resultado que obteve em 2005 aos diferenciais criados pela empresa. Na área Auto, o crescimento no ano passado foi de 32% e a expectativa é de atingir 20% em 2006. Para tanto, uma das estratégias foi criar benefícios progressivos para clientes que renovarem o seguro de carro.

O valor da franquia, por exemplo, pode cair em até 25% para permanência de quatro anos. `Essas ações aumentam a procura pelo seguro e fica mais fácil manter o cliente`, comentou o diretor de produtos massificados da AGF, Marcelo Goldman.

Em residência, há o Check-up Domiciliar, que é a inspeção de instalação elétrica, hidráulica, limpeza de caixa-d?água e instalação de olho mágico.

A empresa oferece também uma central que disponibiliza, dentre outros serviços, entrega de medicamentos, reservas em restaurantes, informações sobre horóscopo e meteorologia.


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