21 de novembro de 2005

Levantamento da Ituran mostra rota do roubo de carros em São Paulo

Fonte: SEGS.COM.BR - Data: 22/11/2005
Sônia Tamer e Silmar Batista


A Ituran do Brasil, uma das maiores empresas de rastreamento veicular do país, fez um levantamento de todas as ocorrências recebidas pela sua central de operações ao longo dos cinco anos em que atua no Brasil.

De acordo com o estudo, quarta-feira é o dia da semana que mais acontecem roubos e furtos de carros na capital paulista, com 18,1% das ocorrências. Em seguida aparecem a terça-feira, com 17,6%, e a segunda e a quinta-feira, ambas com 15,4%. Curiosamente, o final de semana é o período "menos arriscado" em São Paulo. Na sexta-feira acontecem 13,8% desses crimes, enquanto que o sábado e o domingo respondem por 9,8% e 9,9%, respectivamente, dos casos.

O final da tarde e o começo da noite são os horários preferidos pelos ladrões. Segundo o levantamento da Ituran, cerca de 40% dos roubos e furtos acontecem das 18 horas até a meia-noite. O período da tarde, do meio-dia às seis, responde por um quarto de todas as ocorrências, com 25,2%. De manhã, entre seis e doze horas, o índice cai para 23%. O período de menos risco é o da madrugada, da meia-noite até a seis da manhã, com apenas 12,1%.

Quanto à região, a zona leste é a campeã quando o assunto é roubo e furto de veículos. Quase 47% das ações acontecem nessa área. Na seqüência vem a Zona Sul, com 20,8%, e a zona Oeste, com 10%. A zona Norte aparece com 4,9% dos casos. O menor índice está no centro da cidade, com apenas 3,1%. A região do ABCD fica com 14,4% das ocorrências.

De acordo com a Central de Operações da Ituran, os carros mais roubados são a Parati, com 17,6%, o Golf, com 10,2%, o Gol, com 9,6%, e o Astra, com 5,7%. Os veículos menos visados são a Toyota Hilux, com 1,4%, o Troller T4, com 1,3%, e a Nissan Frontier, com 1,0%.

Sobre a Ituran:

A Ituran é uma multinacional israelense, com escritórios no Brasil, Estados Unidos e Argentina. A empresa oferece o mais avançado e completo sistema de localização, rastreamento e recuperação de veículos em casos de roubo ou furto.

Atualmente a Ituran possui duas plataformas de monitoramento: GSM/GPRS e radiofreqüência. Ambas possuem a mesma qualidade e gama de serviços, sendo o RF mais indicado para áreas de grande adensamento urbano. Esse sistema possibilita a localização em ambientes fechados ou cobertos e é praticamente imune a interferências magnéticas. Já o GSM/GPRS é ideal para as pessoas que viajam muito.

A tecnologia da Ituran foi inicialmente desenvolvida para uso militar, e adaptada para uso civil, oferecendo eficiência comprovada para mais de 110 mil usuários no Brasil e 450 mil no mundo.

Em cinco anos de operação no Brasil, a Ituran já recuperou mais de 5.900 veículos. Isso representou uma economia de quase R$ 200 milhões, entre carros e cargas retomados.


"É importante lembrar ainda que a maioria das ocorrências registradas pela Ituran, 63,1% do total, é referente a roubos. Os furtos, isto é, assaltos sem a presença da vítima, ficam com os 36,9% restantes."

Seguro automóvel, faça na Luma Seguros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário