5 de setembro de 2005

Carros ajudarão a prevenir acidentes com cheiros e vibrações

Fonte: Reuters - 05/09/05
Por Patricia Reaney

DUBLIN (Reuters) - Seja por meio de aromas de lavanda ou frutas cítricas borrifados para acalmar motoristas e mantê-los despertos, ou por cintos de segurança que vibram para fazer os condutores reduzirem a velocidade, os carros do futuro poderão ajudar a reduzir acidentes rodoviários.

O doutor Charles Spence, um psicólogo experimental da Universidade de Oxford, disse na segunda-feira que cientistas estão estudando o uso dos sentidos como olfato e tato para desenvolverem funções em carros que tornem a condução de um veículo mais segura.

"Tato não é usado de forma nenhuma atualmente", disse Spence em uma conferência científica.

Sonolência e distração são as principais causas de acidentes rodoviários, mas Spence informou que bancos, cintos de segurança ou pedais vibratórios poderiam alertar motoristas sobre uma situação perigosa.

Apesar da vibração não ser usada nos carros atuais, o pesquisador disse que a fabricante japonesa de componentes automotivos Denso Corp (6902.T) prevê que até 2020 todos os novos veículos terão alertas de vibração como função padrão.

"Acreditamos que a melhor coisa no futuro será combinar vibração com sinais sonoros de alerta", afirmou Spence. Se a música estiver muito alta o motorista sentirá alerta vibratório e se ele não estiver usando o cinto poderá ouvir o sinal sonoro.

Colisões frontais são o tipo mais comum de acidente em estradas. Vibração de uma parte do carro que está em contato com o motorista poderia avisá-lo se o automóvel da frente está freando ou se o veículo de trás está muito perto.

Spence, que colabora com uma montadora japonesa que não teve seu nome revelado, está produzindo estudos de simulação que testam o impacto da vibração sobre motoristas.

"Estamos percebendo uma melhora no tempo de reação de 150 a 200 milisegundos", afirmou o cientista. Isso pode ser traduzido como uma redução de 10 a 15 por cento na frequência do tipo mais comum de acidentes, acrescentou.

Ele e seus colegas também demonstraram que um odor de hortelã-pimenta melhora a concentração e o de frutas cítricas pode ajudar a manter alertas motoristas sonolentos.

"Essa pesquisa representa uma maneira inteiramente nova de se projetar sinais de alerta para motoristas", disse o cientista.


Veja o que foi publicado no Informativo Luma sobre:

Acidentes de trânsito


Seguro automóvel. Faça a cotação: www.lumaseguros.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário