11 de agosto de 2004

Câmeras vão rastrear carros irregulares



Data: 11.08.2004 - Fonte: Folha de São Paulo


O Ministério das Cidades vai oficializar hoje um convênio que prevê a ampliação de câmeras em rodovias brasileiras que identificam, pela placa, veículos irregulares, inclusive roubados, e facilitam a abordagem da polícia.

Seis desses aparelhos já vinham sendo testados pela Fenaseg (que representa as seguradoras) há mais de um ano em Estados como Rio Grande do Sul, Paraná e Acre.

Com a formalização do projeto, serão instalados 15 equipamentos pela entidade até dezembro, principalmente na fronteira com países da América do Sul. A promessa é elevar essa quantidade para 50 no ano que vem, atingindo também as estradas de São Paulo.

Essas câmeras fazem a leitura da placa do veículo e cruzam as informações automaticamente com os dados oficiais do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e do Infoseg (Informações sobre Segurança Pública), da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Quando existe alguma irregularidade - falta de licenciamento ou IPVA atrasado, por exemplo-, esse sistema dá um sinal que serve de orientação para que esses motoristas sejam abordados pela fiscalização.

No período de testes, segundo a Fenaseg, de um total de 3 milhões de veículos identificados pelos aparelhos, 1.421 eram roubados. O custo do sistema, por enquanto, está sendo bancado pela entidade, que tem interesse direto nessa apreensão. O aluguel mensal de cada equipamento se aproxima de U$ 8.000 (mais de R$ 24 mil).



Nenhum comentário:

Postar um comentário